Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



 

Para quem gosta de percorrer as antigas linhas de comboio abandonadas, fica a sugestão para conhecer a da antiga linha do Tâmega, que ligava a linha do Douro (em Livração - Marco de Canaveses) até Terras de Basto. Para já, é possível começar em Livração. Até é possível apanhar o comboio do Porto até aqui, e seguir a pé pelo troço. Chegados a Amarante, é possível continuar até ao limite do concelho pela Ecopista, mas esta já se encontra requalificada, com um tapete betuminoso. Há projetos para continuar até Celorico e Mondim de Basto, mas ainda não está pronta. O percurso tem cerca de 23 km e devem contar com o regresso ou então recorrer a um transporte até ao ponto de Partida.

Ficam as fotos do percurso.

Estação de Livração na linha do Douro.

Eis o final da linha do Tâmega, o quilómetro 0.

Antiga locomotiva a apodrecer no local.

O escute e olhe foram-se...

Antigo dormitório da CP?

Passados poucos metros, os carris e as travessas desaparecem e pode seguir-se pela terra batida.

Campos com vinhas.

A pista e as vinhas.

Uma levada em pedra.

Vista para o rio Tâmega.

A antiga estação de Vila Caiz, agora transformada em sede de uma associação local.

As famosas "retretes".

A linha e o rio.

A linha e o viaduto do IP4.

Chegamos então a uma das zonas mais divertida e arriscada do percurso: a da passagem sobre uma velha ponte de ferro.

É possível atravessar com relativa segurança, seguindo pela plataforma do lado direito.

Em cima da ponte, olhando para trás, com o Tâmega ao lado.

Ao lado, mais uma ponte / viaduto: o do IP4.

Olhando para baixo.

Uma pequena ilha no Tâmega.

Chegada ao parque de diversões aquáticas de Amarante.

Passagem sob o viaduto à entrade de Amarante.

A terra batida desaparece um pouco e dá lugar ao alcatrão.

A ovelha não queria acreditar no que se estava a aproximar...

Um porco vietnamita!!!

Antes de chegar à antiga estação de Amarante, surge mais uma ponte. Esta é muito mais curta e não impressiona tanto.

Ainda deu para espreitar a estrutura da ponte, por baixo do nível do piso.

Chegada à estação de Amarante.

O local está (obviamente) fechado e começa a revelar sinais de degradação.

Ali começa a parte da Ecopista que foi requalificada.

Eis o aspeto da pista, em piso alcatroado de cor amarela.

(Proibido o trânsito pela linha) :-D

Existem barreiras de madeira a delimitar em segurança a pista.

Chegada ao túnel de Gatão com 153m de comprimento.

A antiga estação de Gatão com os seus belos azulejos.

Igreja de Gatão.

Em cima da ponte de Stª Natália.

Chegada à estação de Chapa. A ecopista acaba cerca de 1 km mais à frente e a partir daí é hora de regressar.

Fica a sugestão para um agradável percurso.

Boas caminhadas

darasola

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Instagram


Siga o darasola no Instagram

Instagram

Copyrights

A reprodução de todo ou qualquer texto, fotografia ou conteúdo é expressamente PROIBIDA sem autorização por escrito do autor. A reprodução não autorizada é punida por lei. O eventual uso de conteúdos deste blog deve ser SEMPRE acompanhado da referência ao mesmo (de preferência com link). Para contacto: dar.a.sola@sapo.pt

Facebook



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D