Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Drave - a aldeia mágica

por darasola, em 03.09.07

Aproveitando o calor, fui fazer o PR 14 de Arouca, o percurso da Aldeia Mágica que liga as aldeias de Regoufe , onde existem as antigas minas de volfrâmio da 2ª guerra mundial, à aldeia abandonada de Drave .

 

A aldeia de Regoufe onde começa o percurso.

No centro da aldeia, cabras, galinhas, galos e cães andam calmamente pelas ruelas.

Regoufe, onde os campos são ainda cultivados e mantêm as culturas tradicionais e uma cor verde que se destaca na paisagem.

Para percorrer este PR, é necessário estacionar o carro à entrada da aldeia e percorrer as ruelas tranquilamente. Respeite os animais e as pessoas e aproveite para um dedo de conversa, pois as pessoas estão sempre disponíveis e revelam simpatia e boa vontade.

O percurso inicia-se depois de atravessar a aldeia e a ribeira de Regoufe e logo com uma subida daquelas que nos deixam ofegantes. O percurso é aqui muito duro com muita pedra solta.

No fim desta subida, chegamos a uma verdadeira varanda natural de onde podemos observar um cenário fantástico sobre as serras da Freita e da Arada e também da própria aldeia de Regoufe e das minas que ficaram para trás. Aproveite para descansar um pouco e apreciar a beleza.

No meio da encosta da serra, a oeste, é possível vislumbrar o caminho tradicional que liga Covelo de Paivó a Regoufe e que constitui o PR13 - "Na senda do Paivó

 

A imponência das serras é impressionante. No seu alto, existem agora vários aerogeradores . É triste, mas é um mal necessário.

Mais uma perspectiva das serras que formam as "garras".

 

O caminho começa então a descer em direcção à ribeira de Palhais.

Um outro pedestrianista. Este deve gastar imenso em botas :-D

 

Ao longe, disfarçada no meio da serra, devido ao xisto utilizado na construção das suas casas: Drave .

O caminho ao chegar à aldeia.

 

Mais uma perspectiva da aldeia, de onde se destaca o branco da capela, por contraste com o resto do casario.

 

No meio da aldeia existe um pequeno ribeiro que forma uma pequena lagoa de águas frias, puras e translúcidas. Um convite tentador...

... para um mergulho.

Já de regresso, passámos por um rebanho de cabras. É impressionante a facilidade com que percorrem as serras. Parecem muitas vezes andar sozinhas, mas, quando menos se espera, surge do nada um pastor ou uma pastora.

Escondida no meio das rochas de um muro, uma osga.

O caminho no regresso.

Mais uma vez, as serras com toda a sua imponência.

 

 

 

A descida, por outro caminho alternativo, até Regoufe .

Passámos no meio de campos cultivados onde até encontramos este pequeno portão.

A carta militar do percurso.

O gráfico de altimetria .

Este percurso é um dos melhores de Arouca, que recomendo vivamente. A visita à aldeia é qualquer coisa de muito especial. Apesar de abandonada, é frequente encontrar gente por lá, especialmente escuteiros, já que Drave constitui uma base de escuteiros. Algumas das suas casas foram adquiridas e restauradas pelos mesmos. Respeitem o seu trabalho , respeitem Drave .

Boas caminhadas

Darasola

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


20 comentários

Sem imagem de perfil

De andreia a 19.08.2008 às 23:44

Olá :) Estou a pensar fazer esse prcurso em setembro, sabes dizer-me mais ou menos qual a distancia? sugestoes ?;) drave é mesmo uma aldeia magica.. *
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.10.2008 às 22:14

Ola.

Sem duvida de qe drave é realmente especial e magica.. Estive la este verao pela segunda vex e foi ainda mais especial do qe da primeira vex uma vex qe levei gente nova a conhecer...
Faz-se mto bem o percurso de 4km qe no fim equivale a 8km..Tambem pode vixitar a minas de volfrano perto da aldeia de Regoufe...espetacular o qe Portugal tem para nos oferecer!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.08.2009 às 20:22

no dia 1agosto de 2009 percorri o trilho k liga castelo de paivõ a regoufe; eu e um amigo meu foi espectacular vimos paisagens excelentes lindas de ver . agora vamos la voltar para fazer o resto do trilho regoufe drave...
Sem imagem de perfil

De Catia a 30.11.2009 às 13:01

Realizei este percurso no fim de semana do 5 de Outubro e adorei.
Tenho uma costela de Arouca e gosto de aproveitar todos os recantos que aquela localidade tem para oferecer.

Este percurso não é nada fácil... Fomos bem enganados pelos comentários de outras pessoas pessoas que garantiram que era "acessivel" a todos.
Ingreme, longo, pedra sob pedra...
Para compensar tem realmente paisagens sumptuosas... :)
Sem imagem de perfil

De Paulo Tavares a 08.04.2010 às 23:14

olá,
também gosto muito de fazer caminhadas e gostava de poder fazer este percursso.
podes enviar-me o nº da carta topografica?
queria compra-la.
obrigado.
depois envio as fotos...
Imagem de perfil

De darasola a 08.04.2010 às 23:52

As cartas são a 155 e 156.
Espero que leia esta mensagem pois é difícil responder sem saber o mail de quem contacta.
Boas caminhadas
Darasola
Sem imagem de perfil

De ana Cristina a 16.05.2010 às 18:50

Olá! Tenho andado a explorar os trilhos da Serra da Freita e estou encantada :) Gostava muito de experimentar este trilho. Será que pode informar se as estradas até à aldeia de Regoufe são de fácil acesso?Obrigada.

abraço e boas caminhadas!
Imagem de perfil

De darasola a 16.05.2010 às 19:18

Olá!
O acesso é fácil. Há indicações ao longo do caminho, mas convém gostar de curvas...
Boas caminhadas
Darasola
Sem imagem de perfil

De Diogo a 03.07.2010 às 16:58

Vou-vos dar um concelho:

Levem calções para ir ao banho, porque há cada lagoa...
Levem muita comida, não há mercados tão perto!
Levem amigos, para ser ainda mais divertido
Levem máquinas de fotografar ou de filmar para lembrar o momento
E levem uma tenda ou um saco cama, se dormirem ao ar livre aproveitam as noites lindas que Drave tem para oferecer
Visitem também a aldeia
É linda!
Sem imagem de perfil

De José Alberto Almeida a 24.06.2010 às 15:38

Efectuei essa caminhada no dia 20 de junho 2010 juntamente com um grupo de cerca de 25 pessoas,
algumas dessas pessoas não aguentaram e desistiram, eu resistente lá consegui e ainda bem porque quando cheguei a drave fiquei deslumbrado com o que vi, desde as casas à capela e desde as paisagens à lagoa que é linda, o pior foi no regresso quanto mais andava, parecia que nunca mais chegava ao fim, quando o consegui senti-me realizado e contente por poder contar o que vi.
Quem gostar de caminhar tem aí uma boa hipótese de o fazer e de consolar a vista, talvez outro dia eu vá novamente e com redrobada coragem efectuar o mesmo percurso porque adorei.
Boas caminhadas para todos e grandes abraços....
Sem imagem de perfil

De Diogo a 03.07.2010 às 17:15

Vou-vos dar um conselho:

Se forem a Drave levem o seguinte:
Levem muita comida, não há mercados tão perto!
Levem calções/fato de banho para mergulharem nas excelentes lagoas que lá existem.
Levem amigos, porque vão passar das melhores férias de Verão da vossa vida!
Levem máquinas fotográficas para memorizar o momento único!
Levem tenda e saco de cama, se preferirem dormir fora da tenda melhor, porque as noites são do melhor que há embora não aja luz.
Drave recebe muitos turistas em Agosto, no dia 15 precisamente por causa da festa.
Vocês vão-se cansar se forem a pé, obviamente, porque os caminhos são muito complicados feitos em pedra e terra. Mas garanto-vos uma coisa...vai valer a pena andar esses kilómetros todos, porque não é todos os dias que encontramos uma aldeia como esta!!
Boa caminhada...
Sem imagem de perfil

De Diogo a 07.07.2010 às 11:54

Eu e mais algum pessoal meu vamos a Drave todos os anos. Eramos nós os donos da casa que incendiaram lá. Bom mas requando atrás no tempo, quando a casa ainda estava em pé ia muita gente nossa. Quando estavamos lá em pleno dia quente, faltava-nos açúcar então decidimos ir a Regoufe buscar assim aproveitava-mos e andavamos a pé. Eu e uns amigos de lá do grupo ainda eramos crianças não aguentamos até meio, porque queriamos ir todos para a lagoa e eramos pequenos para andar aquele caminho todo. Então deixaram-nos voltar para trás para ir ao banho. Fomos para a lagoa e de-mos os nossos primeiros mergulhos até que apareceram a malta a chegar de Regoufe com o açucar. Ou seja, por mais longo que pareça o caminho, basta é vontade.
Sem imagem de perfil

De João a 26.07.2010 às 03:32

Boas. Diogo, a casa foi incendiada? Porque motivo?
Sem imagem de perfil

De Diogo a 10.08.2010 às 18:55

Oi João...Antes de mais a casa está em nome do meu padrinho, segundo os meus conhecimento. A casa era muito antiga, o meu pai e uns familiares meus encontraram Drave , há cerca de 20 anos num passeio pelas serras. A casa estava um pouco estragada pelo passar dos anos. Nessa altura ainda vivia lá gente! Então o meu padrinho comprou a casa a começaram a trabalhar todos no duro! Levou muito tempo até que a casa estivesse pronta. Então os meus familiares mais muitos amigos deles passavam sempre lá os Verões..Iam todos os anos cerca de 30 pessoas no Verão. Passávamos lá alguns dias até o dia da festa (15 de Agosto). Eu vou a Drave todos os anos desde que nasci por isso já lá vão 14 anos! Na minha opinião mas sem ser para me gabar, a nossa casa era a melhor de Drave :
na cozinha tinhamos lareira, armário cheio de comida, fogão, mesa de jantar...
na sala tinhamos 3 sofás, uma televisão móvel a preto e branco, um rádio enorme, no chão da sala um tapete grande.
Ao lado tinhamos um enorme quarto onde dormiam quase toda a gente que tinha duas camas de molas, quem dormia nelas eram as mulheres que tinham filhos bébés. Nesse enorme quarto tinha todo o material que eles usaram para reconstruir a casa como martelos, pregos, madeira...
Na sala tinha umas excelentes escadas de lousa que iam dar ao andar abaixo. Esse andar tinha um beliche, os sacos de cama, uma varanda e uma fabulosa casa de banho com chuveiro, que as pessoas usavam para tomar banho à noite, em vez de irem à lagoa tomar banho por causa do escuro. Esse chuveiro tinha um tubo que trazia a àgua do ribeiro...
Fora de casa tinhamos um pátio com estilo de esplanada: mesas em louza , fogueira para de noite e mais ao lado tinhamos uma mini fonte onde lavavamos os pratos. Esse mini fonte é pública mas praticamente só nós usavamos.
Mas voltando ao que tu queres saber João...há pucos anos atrás, recebemos a notícia que um grupo de homens que incendiaram e estragaram 3 casas de Drave , uma delas era a nossa. Ouvimos muitos boatos a dizerem que fizeram isso a Drave porque não gostavam da aldeia, disseram também que foi por ter ciúmes da nossa casa e disseram também que fizeram isso tudo porque nos queriam roubar o que tinhamos lá dentro. A polícia não conseguiu oncontrar suspeitos, como é obvio. O mal é que apartir daí mais de metade do pessoal que ia connosco não foi mais até agora, nem tencionam ir mais porque a casa que temos agora não tem tantas condições como a anterior.
Sem imagem de perfil

De Diogo a 10.08.2010 às 18:57

Oi pessoal! Aproveitem este fim-de-semana para darem um salto em Drave...Apareçam na missa e passem lá um dia excelente!!
Sem imagem de perfil

De Diogo a 10.08.2010 às 18:58

15 DE AGOSTO!!

Apareçam: D

Comentar post


Pág. 1/2



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Instagram


Siga o darasola no Instagram

Instagram

Copyrights

A reprodução de todo ou qualquer texto, fotografia ou conteúdo é expressamente PROIBIDA sem autorização por escrito do autor. A reprodução não autorizada é punida por lei. O eventual uso de conteúdos deste blog deve ser SEMPRE acompanhado da referência ao mesmo (de preferência com link). Para contacto: dar.a.sola@sapo.pt

Facebook



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D