Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

darasola

Percursos pedestres, caminhadas, pedestrianismo, trekking, trilhos, aventuras, viagens, passeios e descobertas!

darasola

Percursos pedestres, caminhadas, pedestrianismo, trekking, trilhos, aventuras, viagens, passeios e descobertas!

Caminhada informal - Rota das Bétulas - S. Pedro do Sul

18.02.09, darasola

Olá a todos.

Em princípio, este domingo (22 de Fevereiro), vou percorrer o percurso Rota das Bétulas, em S. Pedro do Sul, com um grupo de amigos.

Se alguém estiver interessado em juntar-se ao grupo para caminhar, contactem-me através do e-mail.

A caminhada é informal pelo que nao se trata de um passeio organizado. Não há inscrição, nao há seguro, cada um deverá arranjar transporte e levar alimentos e água. A ideia é sair ao final da manhã de Arouca e realizar um almoço volante durante o percurso.

Aqui podem encontrar as informações sobre o percuros: panfleto exterior, panfleto interior.

 

 

Descrição do percurso

O percurso inicia-se na Fraguinha junto ao parque de campismo, inserido num arboreto constituído por bétulas, baptizando assim o percurso.
Encosta acima partimos em direcção ao planalto onde nasce o Ribeiro Escuro, aí vira-se à direita de encontro ao caminho que nos leva à povoação do Candal que conduzia as pessoas às minas das Chãs, aquando da extracção do volfrâmio.
Durante a descida divisamos uma paisagem de surpreendente beleza: em frente montes e vales, à direita a povoação do Candal e à esquerda a Póvoa das Leiras com os seus socalcos verdejantes, não esquecendo as vertentes escarpadas , graníticas do Ribeiro Escuro.
Atravessamos a aldeia do Candal, na parte mais antiga e seguimos rumo á povoação de Póvoa das Leiras com os seus canastros ou espigueiros, passando primeiro pelo Ribeiro de Paivô.

 

Informações retiradas de aqui.