darasola

Percursos pedestres, caminhadas, pedestrianismo, trekking, trilhos, aventuras, viagens, passeios e descobertas!

Frecha da Mizarela (Up & Down... ou será Down & Up?)

05.01.12 | darasola

Deixo aqui um pequeno registo de um agradável (mas duro) regresso à Frecha da Mizarela, aquela que é a mais alta queda de água de Portugal continental.

A descida faz-se junto ao miradouro, primeiro seguindo a estrada que desce para a aldeia da Ribeira e depois seguindo pelo início do PR7.

Abandonando a estrada, o trilho segue para a esquerda, até que vira na direção oposta. Aí, basta abandonar o PR marcado e seguir sempre a descer por um trilho que é facilmente identificável.

Basta seguir o som da água até alcançar as várias lagoas que existem no fundo da queda de água.

A água convidava mesmo a um mergulho...

A vista do fundo da queda de água é sempre impressionante, no entanto com um mês de Outubro anormalmente quente, leito do rio Caima estava bastante abaixo do habitual e a queda de água não tem o caudal impressionante que tem durante o inverno.

Facilmente se pode ver as zonas que costumam estar cobertas de água.

É possível subir pelo lado direito da queda de água, bem junto à parede.

Existe um pequeno trilho que é perigoso, mas que permite a subida sem ser necessário material especial.

A subida é feita sempre entre a vegetação e a parede rochosa.

Olhando para trás, lá ao fundo corre o rio e as lagoas. Do lado esquerdo vê-se a estrada e o início do trilho e do lado direito fica o miradouro.

Olhando para Sudoeste, para onde corre o rio em direção ao mar.

Esta zona era até há poucos anos bastante arborizada, com belos pinheiros, no entanto infelizmente aqui também o fogo fez das suas.

A zona tem agora um aspeto um pouco desolador, com os vestígios dos pinheiros cortados deixados para trás. Esperemos que a natureza recupere depressa.

Pouco depois estavamos no planalto, junto a estrada e à ponte sobre o mesmo rio que se despenha serra abaixo.

O percurso é relativamente curso (cerca de 3km), mas tem diferenças de altitude bastante acentuadas e não é recomendável a pessoas com vertigens.