Serra da Freita - Caminho da "Meia encosta"
O tempo não prometida abertas para grandes aventuras, para além do frio, as nuvens carregadas ameaçavam, pelo que o grupo decidiu fazer o "caminho da meia encosta" na Serra da Freita. Esta designação não é oficial, é apenas a que eu uso porque este rasga a encosta norte da Freita sensivelmente a meio da sua encosta.
A partida é feita perto do Merujal e cruza-se em algumas partes com o PR16 - Caminhada Exótica (Confesso que nunca percebi bem a razão desse nome para o percurso).
O caminho é um estradao de terra batida, cujo uso essencial é o de facilitar o acesso a estas zonas íngremes em caso de incêndio.
Apesar de sombria, a tarde foi embelezada pela quantidade de flores que encontrámos no local. Os botânicos que se pronunciem quanto às espécies em causa.
O grupo seguindo pelo percurso.
Lá ao fundo, o vale de Arouca.
As vistas são deslumbrantes, e não fosse o mau tempo, as fotos podiam ser ainda mais elucidativas.
Apesar do dia escuro, também havia outras cores: verde, amarelo...
amarelo, azul...
violeta...
azul..
muito amarelo...
O caminho prossegue sempre sensivelmente à mesma cota de nível e permite percorrer o flanco norte da serra.
A cor branca também estava no cardápio...
um violeta azulado...
Nalgumas zonas, as giestas foram cortada de modo a facilitar o acesso. Tinha passado ali pouco tempo antes e dificilmente passava uma única pessoa.
Chegada à zona dos Viveiros da Granja, que facilmente se distingue pelo arvoredo existente.
Chegada à ponta este do trajeto.
A antiga casa da Guarda Florestal (agora em ruínas).
Até tínhamos deixado um carro no local para terminarmos a caminhada por ali caso estivesse mau tempo, mas o percurso soube tão bem que acabámos por regressar pelo mesmo caminho, duplicando assim a distância percorrida. O percurso é linear e tem cerca de 6,5 km, pelo que se for percorrido nos dois sentidos, basta dobrar a quilometragem.
O trilho está disponível no Wikiloc do darasola
Boas caminhadas
darasola