Lagoa - Do farol de Alfanzina à Srª da Rocha
Desta vez foi uma caminhada pela costa de Lagoa, desde o Farol de Alfanzina (próximo da localidade de Carvoeiro)
O Farol, pelo que me foi dito, é agora uma farol automatizado. Pois é, até os faroleiros são uma espécie em vias de extinção...
A vegetação e o farol.
Próximo do farol e ao longo de toda a costa do concelho de Lagoa existem os "Algares" que são literalmente poços naturais que surgem do facto das rochas serem extremamente fracturadas o que permite que as águas se infiltrem rapidamente. O desgaste assim criado origina um poço de comunicação entre a superfície e galerias e grutas subterrâneas, o que cria uma paisagem típica denominada paisagem "cársica".
Que tal? Gostaram da lição de geologia? ;-)
Esta perspectiva permite observar as dimensões deste algar comparando-o com o farol.
Lá pontinha da falésia, aquele pontinho é um pescador!
Já do outro lado da enseada, com o farol ainda à vista.
Mais uma... Acho estas imagens espectaculares, não resisti... Tive de colocar várias!
Aquela rocha que parece uma ilha mas não é chama-se o leirão do ladrão.
Mais um algar. Na imagem, logo acima do "OGS" da marca de água é o mar que comunica com o poço. Assim sendo, as pessoas passam em cima de uma ponte natural.
A água estava a convidar!
Esta casa está construída mesmo em cima da gruta. Um bom exemplo do ordenamento da costa portuguesa e algarvia. Qualquer dia aparece o dono no telejornal da TVI a lamentar-se "Estava na casa de banho e puxei o autoclismo, e não é que toda a casa foi junto!?!!?"
A praia do Carvalho. O acesso à praia faz-se por um túnel escavado na rocha. Na foto é possível observar a saída na praia.
O túnel de acesso à praia.
Uma caravela passeando os turistas.
A vantagem é que permite ancorar o barco junto a uma praia sem outro acesso a não ser por mar e ir para a praia no bote. Uma excelente maneira de gozar uma praia "só p'ra mim"!
As paisagens típicas daqueles postais de verão da costa do Algarve.
Mais uma praia espectacular! Sem ninguém! Ninguém mesmo!!!!
As rochas do litoral estão cheias de conchas incrustadas.
Chegada à freguesia de Porches. Pena que o meu ficou na garagem!
Mais uns privilegiados a passear de barco nesses sítios fantásticos.
A praia de Albandeira.
Digam lá: não parece um rebocador? Ou será um submarino? O que acham? Podem dizer da vossa justiça com um comentários no post.
Naquele promontório, fica a Srª da Rocha, o final da caminhada.
Adiante tive de percorrer uma zona onde perdi o trilho e foi necessário atravessar uma zona com vegetação densa, mas com alguns pormenores de rara beleza.
A capela da Srªa da Rocha. O calor era muito (muito mesmo) e a minha água tinha acabado.
Apetecia mesmo era ir para a água.
Gráfico de altimetria. Isto engana, parece ter muitos desníveis mas não é. A gráfico vai dos 0 aos 45 metros.
A carta militar com o percurso.
Boas caminhadas
Darasola