Caminhada Mina de S.Domingos - Pomarão
Este percurso é em pleno Alentejo, perto de Mértola e inicia-se nas Minas de S. Domingos e acaba no Pomarão, cais do Guadiana. Atravessa o parque natural do Vale do Guadiana, naquele que era o antigo caminho de ferro (entretanto desactivado) que servia para levar o minério das minas até ao embarcadouro do Guadiana, onde era embarcado em navios e seguiam para Inglaterra. O percurso é longo (cerca de 24km) mas extremamente fácil pois a linha do caminho de ferro implicava um desnível muito baixo (ou quase nulo). Pelo facto de seguir essa antiga via férrea, também é muito difícil perder-se.
O percurso atravessa durante uma extensão de cerca de 4km a área abandonada das minas. a paisagem parece saída de um qualquer cenário da Guerra das Estrelas.
Ainda restam vestígios da actividade industrial.
Depois de sair da área da mina, a paisagem muda e parece-se com uma paisagem normal do Alentejo.
As pontes existentes ao longo do percurso estão todas destruídas (provavelmente eram feitas de madeira) e o percurso implica atravessar várias linhas de água. A maior porte é relativametne simples de transpor mas outras implicaram a contrução de pequenos passadiços improvisados. Uma coisa é certa: serviu para divertir o pessoal! :-D
Parque Natural do Vale do Guadiana
Placas que indicavam as localidades pelas quais passámos (aqui a aldeia de Gens)
É muito facil seguir o percurso (afinal por aqui passavam comboios)
Próximo do final do percurso surgem alguns túneis (alguns dos quais bastante extensos) pelo que recomendo uso de lanternas.
Em alguns dos túneis, a vegetação é tão densa que se tornou um pouco difícil sair. Talvez uma catana dê jeito :-D
Outra saída (escondida) de um túnel.
Chegada a Pomarão
O Guadiana em fúria depois de umas chuvadas intensas.
Mapa que indica o percurso (em verde)