darasola

Percursos pedestres, caminhadas, pedestrianismo, trekking, trilhos, aventuras, viagens, passeios e descobertas!

PR16 - S. Pedro Velho - Freita - Arouca

27.02.19, darasola

Numa das minhas frequentes idas à Serra da Freita, reparei numas marcações novas na zona do miradouro do Detrelo da Malhada, bem como uns painéis novos. Após alguns contactos, fiquei a saber que se tratava da reformulação do PR16 da Freita. Esse percurso era anteriormente designado de Caminhada Exótica e levava a conhecer a vertente norte da Freita. Além da passagem junto à capela da Sra da Laje, a verdade é que essa antiga versão não tinha grandes motivos de interesse. O PR 16 passou agora para uma nova zona da Serra da Freita, com início (mais um) junto ao parque de campismo do Merujal. A partir daí exploramos uma parte do planalto que nos leva até vários geossítios: o S. Pedro Velho, as Pedras Boroa do Junqueiro, ao ponto mais alto da Freita, ao Miradouro do Detrelo da Malhada.

Optamos por encurtar o percurso fixando o ponto de encontro/partida no alto do marco geodésico do S. Pedro Velho. Contrariamente ao que muita gente pensa, este miradouro natural não é o ponto mais alto da Serra da Freita, mas é um dos melhores locais para contemplar todo o planalto central da Freita. Foi recentemente construído um acesso por um passadiço ao local, onde a plataforma circular em redor do marco oferece uma vista de 360º. Daí, fomos seguindo serra abaixo por entre blocos de granito até ao campos subjacentes à aldeia de Albergaria da Serra. Seguimos então uma longa levada que aproveita as águas da ribeira da Foz para o regadio dos campos. De assinalar o notável trabalho da construção de um "mini-aqueduto". Estamos na encosta do vale do Caima que corre logo ali abaixo. Chegámos ao geossítio das Pedras Broas do Junqueiro, com a sua estação com painéis informativos. É também um ponto que faz parte da Rota da Água e da Pedra. Dali, continuamos para leste e subindo gradualmente até ao Detrelo da Malhada, o ponto mais alto da Freita a cerca de 1100 m de altitude. A panorâmica é fantástica e o acesso é curiosamente muito simples com a estrada ali ao lado. Dirigimo-nos para a casa do observatório da guarda florestal e a sua plataforma/miradouro logo ao lado. O Vale de Arouca está com todo o seu esplendor aos nossos pés. Seguimos a vertente norte da serra virando para oeste até passarmos pela central do parque eólico da Serra da Freita e as instalações do antigo radar da base da força aérea. O por-do-sol brindou-nos com sombras fantásticas até alcançarmos o ponto de partida. Para completar o percurso, o trilho continua passando pelo parque de merendas do Vale da Raiz em direção à capela da Sra da Laje (que não alcança), virando pela estrada municipal até reencontrar o parque de campismo Refúgio da Freita.

Do alto da plataforma do Miradouro do S. Pedro Velho, com um dos quatro leitores de paisagem (vertente Este).

As marcas do percurso pedestre com cores amarelo e vermelho destacam-se no meio do cinzento do granito.

Descendo serra abaixo com os campos da aldeia de Albergaria da Serra em pano de fundo.

O caminho é por aqui.

Chegamos ao caminho que liga a Albergaria da Serra. O pastor recolhia o gado num final de tarde fria.

O S. Pedro Velho já tinha ficado para trás.

O casario de Albergaria da Serra.

Encontramos uma velha calçada tradicional...

... que nos levou ao encontro da levada.

Seguimos pela levada ao longo de parte do caminho.

A zona do aqueduto.

É impressionante o trabalho feito para levar o líquido precioso até aos campos da aldeia.

O vale do Caima aos nossos pés.

Seguimos o líquido precioso...

... por uma imensidão de granito.

Até que chegámos à Ribeira da Foz que alimenta a levada.

O panorama olhando para trás.

Cruzamos o caminho que corta o planalto da Freita.

Reflexos.

Chegámos ao geossítio das Pedras Broa.

Um exemplar na foto.

Não eram duas levadas, era mesmo o caminho cheio de água.

Algumas bétulas isoladas acompanhadas de vacas arouquesas...

... que saudaram a nossa passagem.

Começámos então a subir em direção ao Detrelo da Malhada.

Na foto não parece, mas o percurso começa gradualmente a subir.

Alcançámos então o ponto mais alto da Serra da Freita junto a este aglomerado rochoso. O vértice geodésico que assinala o local está tombado e partido, mas este é de facto o ponto mais alto da Freita. Dali avista-se tudo em redor, inclusive a torre de vigia para onde nos encaminhámos.

O famoso miradouro do Detrelo da Malhada.

Sim... estava fresquinho :)

Rodámos para Oeste, junto à vertente norte da serra.

Passamos o cruzamento, a central do parque eólico e o "radar" da Freita.

Fomos brindados por um por-do-sol singular.

As vertentes da Freita pintadas pelo sol de fim de tarde.

No horizonte, o ponto alto e ponto de partida desta caminhada que estava a terminar.

O mapa do trilho completo é este acima e podem encontrar as informações sobre o percurso pedestre todo clicando neste link.