Serra da Freita - Caminhada do aniversário do ANDAR 2014
Deixo aqui algumas fotos (atrasadas) da caminhada de aniversário do grupo ANDAR, num percurso que começou na aldeia de Gestoso e nos levou quase ao alto do vidoeiro, uma zona da serra da Freita completamente diferente do resto. O dia começou com bom tempo, passou por uma chuvada intensa que obrigou a sacar das capas de chuva e terminou com um sol que pintou a serra de tons coloridos típicos do Outono. O percurso não marcado levou-nos a percorre os vales poucos conhecidos da encosta sul do alto da Freita, por onde linhas de águas foram rasgando a dureza do granito. Por lá, apenas encontrámos algumas vacas arouquesas, que iam sendo seguidas à distância por um velho pastor. A boa disposição do grupo também é uma constante e alguns elementos foram animando o grupo. Depois de chegar ao alto da serra, iniciámos o regresso por um outro vale, depois de contornarmos o alto do Vidoeiro e termos passado pela casa da florestal que foi restaurada pelo clube de campismo de S. João da Madeira.
A vista para sul a partir da aldeia de Gestoso.
Uma linha de água que atravessa a aldeia.
Um árduo caminho que é percorrido todos os dias pelos habitantes da aldeia.
A vista para Gestoso
Faltou o "corta" no mato.
Travessias de linhas de água.
Com o alto do Ramalhoso em frente.
A menina dança?
Um mar de granito.
Uma vaca arouquesa no meio da serra.
Depois de passado o alto do vidoeiro, iniciámos a descida por entre o bosque denso.
Esta zona possui uma plantação única de árvores coníferas, que tornam a atmosfera sombria. Algo de único no planalto da Freita.
Encontrámos esta estranha instalação. Não percebemos se seria um alimentador ou uma armadilha. Alguém sabe?
Refllexos
A chuva fez-se convidada para abençoar o aniversário do Andar.
Travessia de uma linha de água que vai alimentar o rio de Frades.
Há uns anos, a erosão fez estragos enormes na passagem ali existente. O caminho desapareceu e até a pé a passagem pode ser complicada quando a água é muita.
Um bosque de bétulas.
O sol voltou a sorrir e intensificou as cores do planalto.
Paisagem fantástica.
Sinais da erosão do tempo e dos elementos.
O grupo a percorrer parte do trajeto do GR28.
A casa da florestal que foi recuperada.
Chegados ao cruzamento do GR28 e do PR15 iniciámos o regresso a corta-mato.
O caminho é por aqui.
Fomos descendo o vale até voltarmos a ver Gestoso.
Já a chegar à aldeia.
De regresso a Gestoso.
Mina de água.
Pelas ruelas da aldeia.
Ficha técnica:
Distância: cerca de 10 km
Tempo: sem registo
Tipo: circular
Dureza física: 2/5
Dificuldade técnica: 2/5
Beleza do Percurso: 3/5
Marcação: n/a
Informações sobre o percurso: n/a
Outros sites de relevo: n/a
Panfleto oficial: n/a
Trilho GPX: contactar por email
Ponto positivos: as paisagens da serra da Freita
Pontos negativos: a falta de ponto de interesse especiais